Moradores e comerciantes do bairro de Jacarecica reclamam das frequentes oscilações no abastecimento de energia elétrica. Além de correr o risco de ficar sem televisão para acompanhar aos jogos do Brasil, há quem diga perder as contas dos prejuízos materiais com a queda de energia. A religiosa Cícera Batista da Silva do Convento dos Capuchinhos, no Conjunto Alfredo Gaspar de Mendonça comentou que o problema se repete em outros bairros do Litoral Norte de Maceió.
“Minha televisão com três meses de uso que ainda estou pagando queimou. Nessa história quem perdeu fui eu. Queimou minha geladeira também e não é só em Jacarecica. É em Ipioca também”, disse a moradora de Guaxuma.
O proprietário de padaria Mauro Jorge disse que as quedas de energia são frequentes há três anos e já chegou a passar 24 horas sem produzir, além de perder frios do estabelecimento.
“Se você imaginar o prejuízo que eu tenho aqui nessa padaria. É de você perder o mês de trabalho. Teve um dia aqui que eu cancelei a produção. Porque faltou energia de oito horas da manhã e só veio chegar energia sete horas da noite”.
Perdas e danos também aconteceram na Unidade de Saúde Maria Conceição Fonseca Paranhos. A diretora do posto de saúde, Heryka Kelly Melo, conta que o posto perdeu 300 doses de vacina no dia 15 de maio por falta de energia.
“As vacinas que já foram devolvidas ficaram sob suspeita. Então ficamos com medo de trazer pra cá e a vacina fazer outro efeito. Mas foi reposto de imediato, não tivemos problema algum”.
A marcação de consultas também se tornou um impasse. “Tivemos prejuízo na marcação de consultas e exames através do Cora que é o sistema. Aí os pacientes tem que voltar para as suas casas. Esse problema não é só aqui, mas em Guaxuma também, no Oitavo Distrito, em Pescaria, Guaxuma, Ipioca e Cruz das Almas”.
Em nota de esclarecimento a Eletrobras informou que a empresa iniciou ontem a realização de podas de árvores, substituição de isoladores e outras intervenções na rede elétrica do bairro de Jacarecica, além de outros trabalhos técnicos.
“Os trabalhos iniciaram após uma inspeção minuciosa nas linhas de distribuição, inclusive com a utilização de termovisores, equipamentos que detectam problemas em conexões elétricas”.
A empresa informou também que o ressarcimento por danos em equipamentos elétricos podem ser registrados por meio do telefone 0800.082.0196 nos postos de atendimento e por meio da internet. “O registro pode ser feito em até 90 dias, a partir da solicitação e o equipamento só poderá ser enviado para o conserto após a inspeção de um técnico da Eletrobras”.