Publicação da Portaria nº 44 provoca aumento de demanda por grupos geradores de energia
Desde que o tema da crise energética se instalou no país, o governo federal vem buscando alternativas para minimizar os impactos de uma possível redução na oferta de energia elétrica. Neste ano, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou a Portaria nº 44, que tem como objetivo incentivar a geração própria de energia e reduzir a demanda das distribuidoras utilizando a capacidade das unidades consumidoras em gerar energia elétrica.
Essa medida, surgiu muitos pedidos de orçamento empresa START, que vende grupos geradores de energia para a indústria.
A medida —embora já apresente um conjunto de regras e exigências para aqueles que desejarem participar das chamadas públicas— ainda necessita ser regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O valor da energia gerada, por exemplo, ainda não foi definido, mas já se sabe que será calculado de acordo com a fonte.
Algumas indústrias, por exemplo, que já possuem grupos geradores de energia para atender sua demanda na ponta poderão se beneficiar dessa medida, desde quando o valor pago pelo governo pelo MWh produzido cubra os custos de manter os grupos geradores de energia ligados fora da ponta.
O governo está se propondo, literalmente, a comprar a energia produzida pelos grupos geradores de energia
A medida, que tinha validade prevista para 18 de dezembro de 2015, pode ser renovada para atender a demanda no verão, justamente no momento em que o consumo é mais elevado. A START está preparada para atender às oportunidades que a Portaria 44 pode trazer e acredita que terá um aumento nos pedidos de compra de grupos geradores de energia.