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Moradores do interior de Roraima, reclamam de falta de energia

falta-energia-roraimaMoradores da vila Félix Pinto reclamam que há mais de dez dias o fornecimento de energia na localidade é instável. A população reclama que o problema ocorre todos os dias, o que consequentemente, afeta a distribuição de água. A vila fica localizada no município de Cantá, região Centro-Leste de Roraima, há 110 quilômetros de Boa Vista.
De acordo com uma moradora, a oscilação de energia é maior no período da noite. Além disso, durante a madrugada sempre falta e volta somente pela manhã. No entanto, segundo ela, quando retorna, a carga elétrica não consegue suportar o uso de geladeiras, freezer, ventiladores e até TVs.
“A gente fica impossibilitado de fazer qualquer coisa que dependa de energia. Estragam os alimentos e nem dormir temos conseguido.  Sem contar que se falta energia, em seguida a água também falta, enfim, ficamos isolados”, disse a moradora.
Além disso, comerciantes da localidade relatam prejuízos com as constantes faltas de energia. De acordo com o agricultor do ramo de laticínios, Elias Nunes de Souza, ele investiu R$ 15 mil em uma ordenha para melhorar a qualidade do produto, no entanto, devido a má qualidade da energia, ele não pôde usar o equipamento.

“Quando instalei a ordenha, o técnico constatou que a energia era muito fraca e não tinha a capacidade elétrica para usar o equipamento. Isso causa transtornos tanto no lucro final, quanto na mão de obra para realizar o serviço”, explicou o agricultor, acrescentando que terá que gastar mais R$ 5 mil com a compra de um grupo gerador de energia, tendo em vista que não pode contar com fornecimento da Companhia Energética de Roraima (Cerr).

 

Cantá
Além da vila Félix Pinto, na sede o município do Cantá moradores também relataram problemas com a energia. Uma professora, que não quis se identificar, disse que fez um levantamento dos dias que faltou energia para entrar com um processo judicial contra a CERR. Ainda segundo ela, apesar das constantes faltas de energia, a empresa aumentou o valor na cobrança da conta de energia.
“Percebi o aumento na conta. Fui questionar o motivo na Cerr e me informaram que isso ocorre porque quando há a interrupção de energia que ela volta, a carga vem com a potência máxima, o que faz subir o aumento no consumo. Isso é um absurdo”, explicou a professora.
Além disso, a moradora reclamou dos atrasos na emissão das contas dos boletos para o pagamento. “Não recebi a do mês de novembro e foi atrás. Me entregaram a de novembro e a de dezembro com data final para o dia 22, sendo que dezembro ainda não acabou. A gente se programa para pagar uma conta por mês, e não duas”, lembrou.

Outro lado
Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Companhia Energética de Roraima (Cerr) informou que, para estabilizar o fornecimento, dois bancos capacitores para regular a tensão serão instalados na rede de distribuição para reforçar o sistema.
A empresa ressalta que as quedas de tensão serão definitivamente resolvidas com a conexão do estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional de Energia (SIN), após a conclusão das obras da Linha de Transmissão Manaus/Boa Vista.

Para preparar o estado para a interligação, o governo já licitou a obra de construção da rede 69 kV para atender os municípios do Cantá, Bonfim, Normandia e região.
Ressarcimento
Os consumidores que registrarem algum dano em equipamentos elétricos causado pela interrupção do fornecimento têm direito a solicitar o ressarcimento. Segundo a Cerr, o prazo é de 90 dias a contar da provável data da ocorrência do dano elétrico.

O contato com a empresa pode ser feito por qualquer canal de atendimento, internet, telefone ou nas agências localizadas nos interior de Roraima. O aparelho quebrado deve permanecer guardado. A empresa tem dez dias para inspecionar o bem danificado, a partir da data de solicitação. No caso de itens utilizados para refrigeração de alimentos perecíveis ou medicamento, o prazo cai para um dia útil.
No caso de deferimento, a concessionária terá mais outros 20 dias para efetuar o ressarcimento, por meio de pagamento em moeda corrente, conserto ou substituição do equipamento danificado.

A direção orienta as pessoas que comuniquem à empresa, por meio do telefone gratuito 0800 280 9533, qualquer problema referente ao fornecimento de energia para que as providências sejam tomadas no menor tempo possível.

 

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