A tarifa de energia elétrica da Energisa Nova Friburgo será reajustada em 15,50%, a vigorar a partir de 18 de junho. O índice foi aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), durante reunião pública realizada nesta terça-feira (10/6).
O efeito médio a ser percebido pelos consumidores atendidos pela distribuidora será de 12,56%, sendo 7,94% para alta tensão (industrial) e 13,90% para baixa tensão (residencial). A empresa atende a 100 mil unidades consumidoras no município de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro.
O índice de reajuste tarifário aprovado pela Aneel ficou bem próximo ao solicitado pela concessionária. A elevação na tarifa ocorreu, principalmente, pelo aumento nos custos da empresa com a compra de energia elétrica, dado ao nível de exposição ao mercado de curto prazo.
Para o reajuste da tarifa são considerados os custos relacionados à compra de energia elétrica para atendimento do mercado da distribuidora, o valor da transmissão dessa energia e os encargos setoriais. O cálculo se dá de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão.
A aplicação do reajuste anual está prevista nos contratos de concessão assinados entre a distribuidora e o Governo Federal, por meio da Aneel.