Reajuste foi aprovado na manhã desta terça-feira pela Aneel
A partir desta quinta-feira, a taxa de energia elétrica dos municípios atendidos pela Rio Grande Energia (RGE) ficará mais cara. Para os consumidores residenciais, o reajuste será de 23,08% e, para os usuários de alta tensão — normalmente empresas — o aumento será de 22,34%. O crescimento médio, portanto, ficou em 22,77%.
O reajuste foi aprovado na manhã desta terça-feira pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O aumento será aplicado nos 264 municípios do Rio Grande do Sul — incluindo a Serra — atendidos pela concessionária.
As principais causas do reajuste alegadas pela RGE foram aumento dos custos que a distribuidora teve com compra de energia mais barata, seguida da suplementação com contratos de energia por disponibilidade (energia térmica, mais cara) e variação da tarifa de Itaipu.
A notícia foi recebida com pesar pelo setor produtivo da Serra. Carlos Heinen, presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), lembra que o momento para a indústria da Serra já era de cautela antes mesmo desse novo custo.
— Vemos esse reajuste com bastante preocupação. Esse aumento compensa a leve baixa que tivemos no nosso passado, o que afeta muito a nossa competitividade. Esse custo, sem dúvidas, vai complicar mais a retomada da indústria — sinaliza.