Um curto circuito deixou parte de Teresina sem energia na tarde desta sexta-feira (13). As causas do apagão ainda não estão claras pois as duas empresas que fornecem energia elétrica para a cidade apresentaram versão conflitantes. A Eletrobras Piauí afirmou que o desligamento de três transformadores da subestação Teresina da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco causou o problema. Já a Chesf disse que um curto circuito nas linhas da Eletrobras provocou a queima de alguns equipamentos da companhia.
“O desligamento de três transformadores da subestação Teresina, da Chesf, zona sul da capital, ocasionou interrupção de energia elétrica nas subestações Nazária, Poti, Renascença e Satélite, da Eletrobras Distribuição Piauí, às 14h40 desta sexta-feira (13). Por conta da ocorrência, as zonas da capital que recebem energia elétrica dessas subestações ficaram sem o serviço por 10 minutos”, afirmou nota da Eletrobras.
“No entanto, em algumas áreas de Teresina, o problema se estendeu além dos 10 minutos devido a ocorrência na subestação da Chesf ter causado falhas na rede de Distribuição da Eletrobras Piauí”, finalizou o texto.
O gerente regional da Chesf, Airton Feitosa, disse que um curto circuito em quatro alimentadores da Eletrobras teve consequências nos equipamentos da empresa. “Esse problema provocou o estouro de para-raios e ainda de chaves alimentadoras. Nós tivemos um grande trabalho para substituir esses equipamentos. O problema não foi nosso, ele foi gerado nas linhas da Cepisa. É importante que isso fique claro”, contou.
Algumas áreas da Zona Sul ainda estavam sem energia por volta das 18h desta sexta-feira. As duas empresas afirmaram que estão trabalhando para a regularização do fornecimento.