O apagão que atingiu as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, afetando mais de 6 milhões de pessoas na última terça-feira (4), despertou os empresários brasileiros a investirem na aquisição de geradores de energia como fontes alternativas de energia para manter a indústria produzindo.
Geradores de energia são necessários para indústrias.
Especialistas em gestão de risco, sugerem o investimento em geradores de energia para garantir o fornecimento de energia em caso de apagões.
Em pouco mais de quatro anos, o Brasil sofreu com quatro apagões de grande porte. Os desligamentos atingiram todas as regiões do País e tiveram causas variadas, desde queimadas até interferências e curtos-circuitos.
Para os empresários, “a situação realmente incomoda”, já que o governo não está fazendo investimentos na distribuição de energia. E uma das saídas seria investir na aquisição de geradores de energia e se prevenir de outros apagões.
— O Brasil, pelo volume e quantidade de águas que temos, poderemos traçar uma estratégia de longo prazo. Para 2015, 2016 ainda dá para fazer muito, se houve planejamento e vontade política. Já não é mais problema de partido, é problema de Estado.
O apagão
O apagão de anteontem aconteceu um dia após o registro do maior consumo de energia elétrica no País, causado pelo forte calor que atinge as regiões afetadas pelo desligamento de luz. A falha ocorreu por volta das 14h, próximo ao horário de pico do maior gasto de energia.
De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema), o forte consumo de energia e o baixo nível dos reservatórios foram descartados. Em entrevista, o diretor-geral da empresa, Hermes Chipp descartou sobrecarga no sistema.
Muitos empresários que já tiveram grandes prejuízos com o apagão já decidiram em investir em geradores de energia. Nesta semana a Start Geradores recebeu muitas ligações de empresários solicitando orçamento de grupos geradores de energia, de todas as regiões do Brasil.