Os temporais continuaram provocando estragos no Estado neste domingo. Principalmente durante a madrugada, foram os vendavais os principais responsáveis por causar estragos, como destelhamentos, queda de árvores e postes e falta de energia elétrica.
De acordo com a Somar Meteorologia, ventou forte em todas as regiões, sendo o registro mais fraco de 28 km/h, em Camaquã, que já é uma raja considerada moderada. Já a mais forte foi de 142 km/h, em Vacaria. Embora essa velocidade seja a mesma encontrada dentro de furacões de grau leve, o município não registrou danos.
Tupanciretã foi uma das mais prejudicadas. Sem granizo, o vendaval acompanhado de forte chuva durou cerca de 40 minutos, mas causou odestelhamento de, pelo menos, 200 casas, segundo a Defesa Civil local. Entre os locais atingidos estão o posto da Brigada Militar e o galpão do sindicato rural.
Além disso, dezenas de postes de energia e de árvores caíram — inclusive algumas plantas centenárias foram arrancadas pela raiz — e causaram danos a casas e carros. A entrada do hospital chegou a ficar obstruída por causa da queda de árvores.
— Parece cenário de guerra, a cidade toda foi afetada — resume o coordenador da Defesa Civil, Gustavo Simões Lírio.
O Corpo de Bombeiros de São Borja relatou quedas de árvores e queda de postes de luz, com falta de energia em pontos isolados. Embora os Bombeiros não tenham registrado destelhamento total de residências, a corporação recebeu ligação de quatro famílias relatando destelhamento parcial. A cidade aguarda a chegada dos materiais enviados pela Defesa Civil para atender as famílias.
Em Alegrete, também chove forte, com queda de árvores em alguns pontos da cidade e alguns alagamentos. Falta eletricidade em pontos isolados.
Já em Santiago, a situação foi extrema, com precipitação de 65mm (o maior acumulado de todo o Estado), sendo que 36mm foram registrados em apenas uma hora. No município da região central, as rajadas de vento que chegaram a 111 km/h, ficando atrás apenas de Vacaria. Em seguida vêm Cruz Alta (103 km/h) e São José dos Ausentes (102 km/h).