Problemas com grupos geradores gerou racionamento de energia na cidade.
Eletrobrás afirma que a situação deve ser regularizada ainda esta semana.
As constantes quedas de energia em Cujubim (RO), a cerca de 220 quilômetros de Porto Velho, têm gerado prejuízos diários, de acordo com empresários do município. Desde o início de agosto, a cidade está passando por um racionamento em virtude de problemas com grupos geradores de energia da usina termoelétrica. A Eletrobras Distribuição Rondônia alega que a situação deve ser regularizada ainda esta semana.
O empresário do ramo madeireiro Elvis Alves explica que a empresa não está conseguindo produzir para fechar a folha de pagamento. Parte dos funcionários fica parada por falta de energia elétrica. Geraldo Fernandes, comerciante do mesmo setor, conta que já perdeu clientes e teve motores queimados. “Nos últimos dias não é racionamento, é falta de energia mesmo. Os funcionários trabalham uma hora de manhã e uma hora a tarde. É um prejuízo de R$ 2 mil por dia”, lamenta.
lessandra Aires é dona uma sorveteria e também contabiliza perdas. Ela explica que o sorvete deve ser condicionado em uma temperatura determinada, mas que as oscilações de luz impedem o processo. A comerciante diz que o prejuízo chega a R$ 700 diários, e há dias que pode ser maior, pois a falta de luz gera a falta de água, o que impede de abrir o estabelecimento.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Cujubim (Acic), Rildo Rubin, explica que teve perdas com a queima de um dos motores de sua padaria, massa de pão jogada fora e uma geladeira queimada. “Vários empresários têm registrado perdas. O setor rural também tem tido prejuízos com a perda de leite. Temos um dos maiores parques madeireiros da Região Norte e ninguém dá uma solução”, enfatiza.
Dois geradores e um transformador chegaram à cidade na sexta-feira (12), mas estavam parados no centro da cidade. Na segunda-feira (15), o motorista da carga, Rafael Mendes, aguardava posicionamento da direção da usina termoelétrica para o descarregamento. “Na sexta-feira, a empresa disse que não iria receber por falta de guindaste. Estamos no aguardo”, disse.
O superintendente de operação da Eletrobrás, distribuição Rondônia, engenheiro João Picasso, explica que a usina termoelétrica tem 11 grupos geradores de energia, porém dois deles estão em manutenção. O engenheiro conta que o racionamento de energia estava previsto para ser encerrado no fim da tarde de segunda-feira, no entanto, o desligamento geral da usina provocado por uma manifestação, atrasou o processo. “A montagem das máquinas novas deve começar e um fiscal será enviado para acompanhar a instalação”, conclui.
O morador de Cujubim Ivan Costa afirmou que na terça-feira (16) os problemas continuaram. “Os geradores foram descarregados na usina na terça de dia. Porém, o problema com a energia não foi solucionado e parte da cidade ficou sem energia durante a noite”, comentou.