Moradores de Parintins, município a 369 km de Manaus, têm sofrido com interrupções no fornecimento de energia durante esta semana. Eles afirmam que algumas partes da cidade teriam ficado sem luz por até cinco horas. A Eletrobras Amazonas Energia informou que problemas técnicos ocorridos na última terça-feira (23) teriam ocasionado as falhas. A concessionária disse ainda que o fornecimento deve ser normalizado nesta quinta-feira (25). Aulas chegaram a ser suspensas nas escolas do município.
Segundo o analista de sistema, Jeam Vasconcelos, uma explosão causou a interrupção no sistema de distribuição. O problema ocorreu na terça-feira e causou um apagão em todo município. “Nós tivemos a perda de alguns motores. Teve uma explosão na usina e alguns geradores queimaram”, disse, à TV Amazonas.
Moradores chegaram a realizar uma manifestação em frente ao escritório da Eletrobras Amazonas Energia na noite da terça. O protesto começou por volta das 19h. “A gente não sabe até quando a paciência desse povo vai aguentar. Não é de hoje. Uma acidade com mais de 100 mil habitantes não pode passar por uma situação dessas”, disse o comerciante Rozenilson Picanço.
Na quarta e durante esta quinta, a cidade continuou enfrentando constantes interrupções no fornecimento em diversos bairros. Aulas chegaram a ser suspensas pois escolas estavam sem energia elétrica.
A assessoria de imprensa da Eletrobras informou que a direção de operação da concessionária está no município e trabalha para normalização do sistema. Um distúrbio técnico no grupo gerador da estação de Parintins teria ocasionado a interrupção. O equipamento necessário para funcionamento chegou ao município nesta quinta-feira, segundo a concessionária. A Eletrobras informou ainda ao G1 que no próximo domingo (28) um novo grupo gerador deve chegar ao município.