Principais prejudicados são donos de restaurantes, hotéis e pousadas.
Cidade chegou a ficar mais de 30 horas sem energia na última semana.
Os frequentes cortes de energia elétrica têm dado dor de cabeça à donos de restaurantes e empresários do setor hoteleiro de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Só na última semana, eles chegaram a ficar mais de 30 horas sem luz.
“O hóspede chega e não consegue nem fazer o check-in. No outro dia, continua sem energia. Como eu vou atender o cliente sem energia? Ele vai embora e eu não posso cobrar nada”, reclamou Victor Cavalcanti Ferrari, dono de uma pousada. No último problema que teve com o fornecimento, ele perdeu cerca de 10 lâmpadas, queimadas, e o computador da empresa parou de funcionar.
Prejuízo também para Flávio Antônio de Carvalho, dono de um restaurante na Praia do Pontal. Ele mora no Centro, e contou que nos dois lugares as quedas de energia são frequentes. “Outro dia, tinha um casal esperando o jantar e a luz caiu. Eles pediram desculpas, mas disseram que iam embora, e o jantar deles estava quase saindo. Estraga peixe, carne, frango, cerveja”, contou.
Em um hostel, a maioria das reservas é feita pela internet. Sem eletricidade, o trabalho fica comprometido. “A gente fica sem o controle geral do hostel, do estoque, das reservas… Quando acontece a gente tem que passar à caneta, e isso atrasa bastante o trabalho”, explicou o recepcionista, Arthur Macfaden.
Procurada pela produção do RJTV, a Ampla, responsável pelo fornecimento de energia na cidade, informou que está trabalhando para normalizar o abastecimento. Disse também que os problemas mostrados na reportagem foram causados pelo vento forte e pela chuva, e que as equipes de emergência têm sido reforçadas para atender a demanda.